28 de janeiro de 2015

Como usar Marsala: A cor do ano!!

Babys vocês sabiam que todos os anos a Pantone elege as cores que serão as mais usadas nas tendências de design, decoração, moda e beleza? Pois é... isso acontece desde 2006 e assim a Pantone elege vira febre e, nós mortais, a consumimos em muitos ítens.

A cor do ano Pantone - desde 2006

Em 2015 a cor escolhida pra ser a queridinha é a Marsala, um marrom avermelhado, semelhante ao vinho/Burgundi em tom mais fechado e serio e vai estar presente em todos os seguimentos, desde beleza, moda e decoração até pintura de carros e design industrial, no mundo todo, durante todo o ano de 2015. O nome Marsala vem de um vinho italiano bem famoso!

É importante lembrar que o instituto Pantone escolhe a cor do ano baseando-se em pesquisas de tendências e influências de movimentos que estão presentes em diversos setores de mercado, como cinema e turismo. Nos anos anteriores, já haviam indícios de que o marrom seria uma das apostas para o ano de 2015: os tons terrosos apareceram nas últimas semanas de moda internacionais e nacionais. Além disso, o batom marrom já ocupava seu espaço no mercado de beleza, assim como os cabelos castanhos quentes.


Cor-do-Ano-2015-Marsala-Moda-Roupas

“Assim como o fortificado vinho que dá o nome à Marsala, esse tom saboroso engloba a riqueza satisfatória de uma farta refeição, enquanto as suas raízes marrom-avermelhadas emanam uma sofisticada e natural sensação terrosa”.. “cor vinho tinto naturalmente robusto e terrosa que enriquece nossas mentes, corpos e almas”, é o que explica o release que apresenta a cor. Chique né!

O choque do público provavelmente se dá por conta do contraste com as cores dos anos anteriores, mais vivas e alegres – como foi o caso do Tangerine Tango (2012), Emerald (2013) e Radiant Orchid (2014).

marsala-2015-e-cores-anteriores

Vamos ver como usar essa cor? Vamooo..

NO LOOK!



O lado bom da cor é que ela é super democrática, cai bem em peles branquelas, morenas, negras… E é ainda uma ótima opção para sair do comum look preto para quem curte tons mais sóbrios! Wine is the new black {o vinho é novo preto}.. esse ano é hahah

Eu gostei.. acho uma cor bem inverno mas.. pra essa febre boho que estamos vivendo na moda é bem fácil de encaixar a cor nas outras estações.. A cor já aparece em rasteirinhas, shortinhos, clutches… Ideal para quem acha difícil manter a pose no calorão, já que o tom já dá uma sofisticada instantânea!

O Marsala além de super elegante, pode ser combinado com várias cores como tons de nude, cinza, preto, branco e eu arriscaria até com algum tom forte como amarelo, ou variações de azul, como turquesa, Tiffany. Já com peças muito escuras, caso de preto e marinho, temos que tomar cuidado para não criar um visual muito sóbrio e formal. Isso porque essa cor não é alegre, mas, sim, acolhedora e sofisticada

Dica: marsala deve ser combinada com cores alegres nas estações mais quentes! Tipo pink ou amarelo ou tons pasteis! Segundo a consultora de moda, Ana Vaz, a mistura de cores do marsala faz com que ele seja um tom frio e quente ao mesmo tempo.





NA MAKE

Na Maquiagem essa cor é quase universal na maquiagem. É um tom meio bronze avermelhadoo.. muito ja usada em blush e agora nessa onde de batons escuros!! Marsala nada mais é do que aquele batom escuro de Kylie Jenner ou o make grunge dos anos 90. Eu acho super chique... é um nude mas quente!! 

Dica: por ser uma cor pesada, não é recomendável utilizá-la em mais de um ponto do rosto, assim como não é indicada para peles maduras ou para quem tem olheiras. O tom é muito forte e a intenção é que ele se destaque no make, mas isso pode evidenciar as imperfeições da pele..


sephora-pantone (Foto: Divulgação)
NA DECORAÇÃO!!

Na decoração, fica bem quando aplicada em superfícies que tenham uma certa textura, como tecidos de estofados, tapetes e até mesmo revestimentos de paredes que você queira destacar, segundo explica a designer de interiores, Marina Sá. “Para não errar, é bom ter cuidado com excessos e usar a cor nos detalhes”.

A arquiteta Sabrina Campos, consultora da Telhanorte Conceito, completa que dentre as combinações que ficam melhores com essa cor, na decoração, estão os tons neutros - como branco, bege, marrom e cinza. Vale apostar também, segundo ela, no azul, no rosa e no laranja.

DICA: Por ser um tom forte e escuro, ele deve ser pontual e não pode dominar toda a decoração para não criar um ambiente pesado. 





NO CASAMENTO!
Simm!! Até no casamento ou festa, dá pra incorporar o marsala!! A cor é um opção pra quem quer uma festa elegante e requintada ou eu imagino até pra algo mais rustico também..
As aplicações são diversas: vale usá-la como o único tom forte, juntamente com cores neutras ou dourado; combiná-las com tons da mesma família, como o vermelho, o vinho e o burgundy para um ar mais imponente, e até mesmo misturá-las a outras cores com personalidade, como o verde esmeralda, que é um tom complementar. O mais interessante é que o Marsala pode ser incorporado também no look das madrinhas ou do noivo, na papelaria e até no bolo.

Dica: As madrinhas podem investir em vestidos com tecidos esvoaçantes e tule em marsala. Fuja do cetim, que é um tecido que reflete a luz e não enaltece o tom.

Seu noivo é moderno? Um terno nessa cor ficaria incrível e totalmente fora do usual.

Fique à vontade para copiar para sua pastinha de inspirações!

marsala pantone wedding casamento minha filha vai casar inspire mfvc 1


E ai o que acharam da cor do ano??? Eu to adorando pensar em possibilidades...!!


Beijooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar gente!!!