8 de setembro de 2014

Iluminação do Apê - Spots de Led!

Babys hoje temos um post bem complicadinho.. eu pirei nas pesquisas sobre iluminação do apê, tipo de Spot, tipo de lampada, cor da luz, potencia da iluminação.. direta, indireta...kkk!!!  Meu Senhor.. é de enlouquecer!! Mas calma, vou tentar explicar tudo bem bonitinho!! Hoje, vou falar só do que é Spot ou plafons embutidos ok?? E depois quando instalar toda a iluminação eu mostro direitinho os lustres, pendentes e etc ok?? 

OPÇÕES de Iluminação
Lustres – Boa opção para iluminar salas de jantar ou estar, acima de uma mesa, por exemplo. Além de iluminar, possuem também a função de decorar o ambiente, dependendo do material do qual são feitos, atualmente o lustre com cristais é um dos mais usados.
Pendentes – Ficam lindos quando usados em construções com pé direito alto. Podem ser combinados, formando lindos conjuntos de iluminação. Se forem usados acima de mesas, devem estar a uma distância mínima de 70 cm da superfície e pelo menos 1,5 m do chão.
Abajures – Cumprem muito bem a função decorativa, podendo ser usados em salas e quartos. Além disso, podem ser funcionais e práticos para a realização de leituras. Uma ótima e tradicional combinação é a de abajur e criado-mudo nos quartos.
Plafon – Indicado para iluminação geral, embutida ou sobreposta, por oferecer luminosidade uniforme, suave e elegante. É mais utilizado em salas de TV e quartos.
Arandelas – Oferecem charme, tanto para iluminação interior como exterior. Assim como os lustres e pendentes, tornam-se parte da decoração da casa.
Spots – Ótima saída para iluminação direcionada. Focar em quadros, esculturas ou outros objetos de decoração é a melhor pedida.
Bom, como vocês sabem eu rebaixei toda a sala do apê e corredor! Olha aqui o post do gesso!  Daí, comece a pesquisar que tipo de lampada e spot eu teria que colocar ali pra deixar uma sala clara, branquinha e aconchegante! Pra mim e para todos os estudantes de RTV rsrs, a iluminação é o que da a temperatura do ambiente, ela complementa a decoração dando mais personalidade e agravando o sentidos de quem esta no espaço! Ok, ficou difícil?? O que eu quis dizer é que com a iluminação você direciona a atenção... A mobília é realçada e um ar de aconchego é dado ao local... ou não kkk!! Com as técnicas corretas de iluminação, você poderá desviar atenção de alguma parte da casa e focar em objetos de decoração, obras de arte ou qualquer outra área que desejar. Entenderam?? Tipo, um ambiente para estudo, trabalho tem um clima totalmente diferente de uma sala de tv por exemplo, então isso pede uma iluminação diferente tbm! 
Esse é o projetinho de iluminação do apê que eu mesma fiz e fui orientada pela minha Madrinha arquiteta querida.. a Driii!! 

Vamos começar então.. na sala, eu queria algo que ficasse branquinho, mas sem cara de cozinha kkkk e que iluminasse bem só com os Spots, já que eu não coloquei lustre ai! Essa foi a disposição dos Spots    ( bolinhas pretas). Pensei em spots de Led porque eles são mais econômicos e duráveis, além de não esquentar o ambiente e terem mais variáveis na temperatura da luz! Fiz 4 spots na parede onde vai o sofá para que pudesse destacar algum quadro ou foto que iremos colocar na parede.. 3 na parede onde vai a TV, pois ali teremos uma prateleira com objetos de decoração e porta -retratos e 5 fazendo um canto na mesa de jantar para destacar o canto alemão(post sobre ele aqui!!) e o espelho...
Olha essa imagem do blog http://meupalaciode64m.blogspot.com.br/! O blog dela me deu muitas dicas sobre o assunto!! Super indico!
Economia de LED: Apesar de ser um pouco mais cara do que as outras, essa lâmpada reduz em até 90% o consumo de energia, além de possuir a maior vida útil do mercado, 50 mil horas.
Benefícios do LED: A iluminação por LED’s torna-se ainda mais segura que a convencional, uma vez que não emite raios ultravioletas nem infravermelhos. Não contém qualquer tipo de substância tóxica na sua composição, como mercúrio ou filamentos. A iluminação LED é ainda amiga do ambiente, pois o LED não se quebra ou contamina o nosso planeta, visto não conter mercúrio na sua constituição, o que facilita a reciclagem. São considerados lixo comum e não precisam de nenhum tratamento especial.

E assim ficou a Minha sala.....somente com os spots acesos! Eu fiz cada parede com um circuito, assim posso ligar cada um de uma vez e deixar somente alguns ambientes iluminados! Para a sala e o corredor, e suite os Spots escolhidos foram esses: Cristallux 3W! Ele já vem prontinho pra embutir e o acabamento é lindo! Eu gostei da iluminação das lampadas! Pagamos 33,00 (muitoo barato..em média cada um custa 69,00.) em uma promoção da C&C

Só para esclarecer, vocês tem que sempre olhar a temperatura, cor da luz e a intencidade ( medida em Kelvin)... as lampadas de led tem várias tonalidades.. além das coloridas, ainda temos branco quente, branco natural, branco frio e isso que confunde tudooo .. mas calma vou explicar!

As escolhidas:
Sala e corredor: Branco natural 4000k
Quarto: Branco Quente 3000k
Spots Banheiros: Dicroica

Mais uma vez citando o blog http://meupalaciode64m.blogspot.com.br/! Lá eu li que...

As lampadas de Led mais baixos próximos a 3,000 (kelvin) são chamadas lâmpadas Branco Quente, indicam que a luz é de cor mais amarelada, essas são indicadas para criar ambientes mais aconchegantes. Então essas eu escolhi para a suite, onde queria um ambiente mais aconchegante e intimo e uma luz para cabeceira!


Suite: Cabeceira da cama com 2 spots 3000K entre os pendentes.. Da pra ver bem como fica mais focada 
a iluminação na parede e como é bem mais amarelada.. tinha pensado em 3 spots mas depois vimos que ficariam muito perto e resolvemos colocar somente dois!

Depois temos as lâmpadas próximas de 4,000 (kelvin) é chamado Branco Natural, indicada para escritórios, ambiente de estudo, etc. No meu caso foram as escolhidas para a Sala e corredor.. porque queria não algo muito forte, mas que já ficasse bem iluminada e banquinha, já que a decoração é com cinza e branco!


Ta aí.. meu maior medo era que amarelasse, mas ficou ótimo.. uma iluminação branquinha, sem ser cansativa como as de cozinha.. 


PS. Quanto menor a temperatura da cor (Kelvin) menos a lâmpada ilumina. As maiores são para cozinhas e banheiros!

A minha sala ficou com 12 Spots ao todo e só eles já deram uma iluminação bem legal! Tanto que até desisti do plafom que ia da sala de estar.. vão ficar somente os spots e o pendente da sala de jantar! No corredor ficamos com 4 spots 4000k que também já deram conta do recado! 

Para os banheiros eu peguei a Luz dicroica porque queria algo mais amarelado e quente para focar nos espelhos... algo mais parecido com camarim sabe?? vou fazer um post sobre elas.. 

Ficou enorme... mas o assusto é bem complicadinho né kkk... bom, espero que tenha ajudado.. e agora deixo ai algumas inspirações!!

Beijooss!!
ILU8

ILU3ILU5

4 comentários:

  1. Iluminação Led deixa tudo muito bonito... Ficou muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito e maravilhoso, ótimas ideias.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Onde voc~e encontrou os leds de 4000k? Não estou conseguindo encontrar em loja alguma..

    ResponderExcluir
  4. qual a distancia dos spots da parede vc usou em seu apto.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar gente!!!