3 de abril de 2012

Peptums - Polemicaa!!


Chega ai mais uma super tendência o Peplum, você conhece? O que acha? Afina a cintura? Aumenta o quadril? Muito babado?? Essa moda está dando o que falar desde que os babados invadiram as passarelas e as ruas.


Nada a mais que uma saia lápis com uma sobre saia mais curta de babados os Peplums estão arrasando em diversos modelos tecidos e cores. Um dos motivos que fez com que os peplums voltassem a fazer tanto sucesso é a sua versatilidade. Os babados podem vir em vestidos, saias, blusas e jaquetas, permitindo uma grande variedade de estilos e combinações. O volume também varia, possibilitando adaptações para as mais diversas ocasiões. Para o inverno, os tecidos sóbrios e cores fechadas predominam, mas no verão nada impede que os peplums tenham cores vibrantes ou estampas descontraídas.
Então pra não ficarmos de fora vamos embarcar nessa matéria da Toda ela sobre os Peplums!! Adorooo!!

O que é o peplum?

O peplum é um detalhe elegante e elaborado que deixa vestidos, saias e blusas com um toque de sofisticação. Seu tamanho e volume podem variar, mas, em geral, a tendência consiste na aplicação de um babado na região da cintura até os quadris. O tecido pode cobrir toda a circunferência do corpo ou ficar localizado apenas nas costas ou nas laterais, causando efeitos diferentes na peça.
Alguns chegam até mesmo a consideram o detalhe como uma minissaia – ou overskirt – já que em saias e vestidos o efeito visual realmente faz parecer que existe a sobreposição de uma saia mais curta. Mas não podemos esquecer que os babados também aparecem para incrementar blusas, jaquetas e casacos, que perdem aquele ar clássico e tradicional e ganham um aspecto mais fashionista.
Por se tratar de um detalhe simples, mas que confere muita elegância e pompa às peças mais básicas, temos visto tantas celebridades escolhendo a tendência para aparições em tapetes vermelhos, noites de gala e premiações no mundo todo.
Além disso, o peplum acentua a silhueta, dando mais destaque à cintura e aos quadris. Assim, a tendência reforça o estilo ladylike, que valoriza a delicadeza e a feminilidade das curvas.

A origem da tendência

Esse nome estranho tem uma explicação bem simples. Na Grécia antiga, a vestimenta tradicionalmente usada pelos gregos recebia o nome de “peplos” e consistia em uma túnica com o tecido dobrado na altura da cintura, criando um volume que lembra muito a nova tendência.
Muito tempo depois, na década de 40, o babado nos quadris voltou a fazer sucesso graças a Christian Dior. Em 1947, o estilista criou um casaco peplum que se tornou referência de elegância e sofisticação na época. Depois disso, a tendência desapareceu por um tempo. Com a chegada dos anos 80, o peplum foi resgatado e voltou com força total às passarelas e vitrines de grandes grifes.
Nessa época, a ilustre figura que contribuiu para o sucesso do estilo foi a princesa Diana, que era vista frequentemente usando peças com volumes na cintura e nos quadris. Coincidentemente, agora que a tendência está ganhando status mais uma vez, uma das personalidades que veste as peças peplum é Catherine Middleton, a duquesa de Cambridge, outra integrante da família real inglesa.

Como usar?
O peplum tem algumas vantagens e desvantagens que devem ser levadas em consideração na hora de aderir à tendência. Por ser um estilo que consiste na aplicação de um volume extra de tecido na altura dos quadris, não é indicado para aquelas que desejam disfarçar a região, já que os babados valorizam e chamam a atenção para essa parte do corpo. Por outro lado, as versões de saias e vestidos com peplums que cobrem toda a circunferência do corpo definem a cintura e ajudam a esconder a barriguinha.
Sendo assim, saias e vestidos peplums são perfeitos para mulheres de cintura reta e quadris estreitos, pois o volume valoriza a região e ajuda a criar uma silhueta mais harmônica. Mas isso não significa que aquelas que foram agraciadas com quadris largos não possam usufruir dessas peças. Nesse caso, basta optar por peças de cores escuras e babados com pouco volume para não evidenciar demais os quadris.
Já as blusas, casacos e jaquetas peplum estão liberados para todos os tipos de corpo, sem restrições. Além de que, em geral, essas peças possuem babados mais discretos, então, para quem prefere não ousar, são uma ótima maneira de começar a usar a tendência. Prove diferentes modelos, experimente peplums de tamanhos e volumes variados e escolha aquele que combina mais com o seu estilo pessoal.
Existem mais dois truques infalíveis para usar o peplum com muita elegância. O primeiro é investir em peças mais sequinhas para deixar o destaque da sua produção apenas para os babados. Com saias peplum, use blusas justinhas, coladas ao corpo e de cores neutras para valorizar a saia. Já com blusas e jaquetas peplum, prefira calças de modelagem skinny e camisetas básicas.
O segundo truque é ter sempre à mão um salto alto. Como o peplum deixa as peças mais cheias de estilo e sofisticação, um salto combina perfeitamente com a proposta e ajuda a montar um look mais elegante e feminino.
Além disso, aposte nos acessórios para complementar sua produção. Apenas lembre-se de que a grande atração do seu look é o peplum, então busque peças simples, que não vão chamar mais atenção do que os babados. A tendência pode ser usada tanto durante o dia, para trabalhar ou passear, quanto em compromissos especiais e eventos realizados à noite. Basta adaptar os tecidos e acessórios para transportar o look do dia para a noite e arrasar em qualquer ocasião.


e ai gostaram?? Bom eu como não tenho muito quadril e adoro uma cintura fina, vou abusarrr!!!

Beijoooo

2 comentários:

  1. Que liindo..menina amei essa tendencia...eu acho bem legal..mas se a pessoa nao tiver o corpo legal...tem q ter cuidado..se nao fica estranho...mas acheei muito bonito
    bjss

    ResponderExcluir
  2. tenho varias peças com esses babadinhos acinturados, adorei saber que a tendencia vem com tudo, usaremos rs'*-*
    beeijos ;*

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar gente!!!