4 de dezembro de 2015

Decoração: Portas de correr!!

Babys hoje é sextaaaaa!!! hurul!! Sexta decor!!! E o assusto de hoje é Portas!!! Babys, as portas são bem mais que simples separadores de ambientes!!! Elas podem estar incorporadas na decoração, separar os ambientes, permitir a entrada de luz natural ou até serem o ponto forte delas... tem cada porta de babar!!


Pra quem tem um espaço legal ou mora em casa... pra mim a mais chique...linda e maravilhosa de todas é a porta pivotante... sabe.. aquelas de novela que giram sobre um eixo. Ou então alguma porta com design diferente, dimensões grandes e puxadores que se destaquem (se o espaço for pequeno...puxadores embutidos são bem vindos)... sei lá.. ousem... as coloridas ganham meu amor...rsrs


Achei algumas dicas para não errar na escolha para quem quer fazer algo diferente!


- Para apartamentos em que a porta de entrada possui um padrão do condomínio, uma solução é revestir o lado interno... sei lá..pintar, adesivar.. dá até pra revestir.

- O vidro pode ajudar no desenho da porta junto com o uso da madeira. O vidro acidato é a melhor opção, já o vidro jateado é bom evitar devido às manchas.

- O uso de lembretes e fotos fixados em portas é mais indicado para quarto de crianças e adolescentes.

- Se quiser uma cor vibrante na sua porta o ideal é que o ambiente possua moveis em branco ou nude. Quanto mais limpo é melhor, já que o toque diferenciado e despojado vai estar na porta.

- Para ambientes pequenos a porta camarão e as de correr ocupa menos espaço quando aberta.

PORTAS DE CORRER

As mais indicadas para nós meros mortais que moram em apartamentos pequeninhos... e como é o meu caso.. não dava pra deixar de falar delas em especial.. afinal foi o modelo que mais pesquisei pra usar lá no apê...


A verdade é que, mais do que um estilo, as portas de correr mudaram a maneira como dividimos e vivemos na casa.A utilização desse tipo de porta tem crescido em projetos de arquitetura de interiores preparados para moradores jovens e mais despojados. Muito por questões estéticas, mas também porque otimiza a utilização de espaços internos em casas e apartamentos cada vez menores. Dá pra transformar um apê em loft a hora que você quiser rsrs...

sala integrada in house

Cozinha americana ...ou não...

E elas podem até ser usadas meio que como paredes... olha só que legal esse projeto!! Duas portas formam um ângulo de 90°. Quando estão abertas, a sala de jantar fica em destaque, mas quando elas se fecham é o home theater que ganha um espaço a mais para comportar a família e os amigos na hora do filme.

foto: Chris Parente

Olhem essa sala multifuncional  com grandes portas de correr brancas que escondem a cozinha quando fechadas. Observem que com portas tão grandes sobram poucas paredes, por isso o quadro foi pendurado na porta mesmo! Projeto Ouriço Arquitetura.

portas de correr de laca branca
decoracao com portas de correr

Só mais uma..... olhem esse móvel de tv formado por um painel central de laca branca com frisos + 2 portas de correr de madeira nas laterais, que, quando abertas, dão acesso ao escritório e à cozinha. Projeto Ivana Seabra.
sala de tv com portas de correr
portas de correr de madeira
Além que inovar e serem usadas no layout da casa, o material do qual são feitas, também tem diversas opções e cada tipo é indicado para uma situação diferente. As de vidro, por exemplo, funcionam muito bem para fechar cozinhas utilizadas com freqüência. As de madeira natural criam um cenário mais acolhedor e casam bem com salas de home theater e closets. E dá pra ser espelhos, vazadas tipo estante..ixii..opção é o que não falta.. Além disso, são fáceis de limpar e se instalados corretamente possuem ampla durabilidade.




foto: Graziela Widman




EFEITO MODERNO

Os trilhos, que antes ficavam escondidos, agora aparecem como detalhes para deixar a casa mais moderna. As portas de correr com trilho aparente podem ser usadas na cozinha, no escritório, nas salas, quartos e até nos banheiros, facilitando a passagem pelos ambientes.




DICA DOS PROFISSIONAIS - As portas devem ter, no mínimo, 90cm de largura e a altura deve acompanhar o pé-direito da casa. Os trilhos com roldanas só devem ficar aparentes quando o projeto seguir uma linha mais descontraída e informal - em ambientes mais sóbrios, prefira sistemas que ficam escondidos pelo forro de gesso.


PREÇO  - Por fim, ainda há a questão do preço, em média 30% mais caro que uma porta tradicional, por conta da construção do trilho no teto. Pensar nisso desde a construção é o ideal, mas nem todas as construtoras modificam a configuração de apartamentos e como é pra incorporar mesmo.. a ideia é que até o projeto do gesso e piso seja interligado com as queridinhas. No meu caso, só consegui fazer em duas portas.. o resto fazia parte da estrutura do prédio e não pude mexer :( 

MEU APÊ
O Meu apê é bem pequenininho.. então onde dava eu coloquei portas de correr...usei como painéis e incorporei pra que elas ocupassem o menor espaço possível e ainda fossem funcionais!!


A porta que separa o quarto de casal do closet eu fiz de correr em madeira.. a mesma do móvel do quarto.. assim ela ficou um "anexo" do móvel...meio escondidinha.. e pro outro lado.. o lado do closet eu coloquei ela espelhada..assim eu iria ter um espelho de corpo inteiro... pra quem não tem espaço funcionalidade é tudoo meu bem.. A porta fica totalmente interna, então não há perda de espaço no quarto ou no closet. E funciona para dar privacidade ao quarto, ou esconder a "bagunça" rsrs.


IDEIA BARATINHA

Pra quem quer dividir ambientes.. mas não quer investir em portas..olha essa ideia com cortinas que legal!!

Beijooooo!!

2 comentários:

  1. Ameeei o post flor! As portas de correr são ótimas para criar integração entre cômodos e ao mesmo tempo ampliar ampliar e/ou reduzir espaços! beijooos

    www.luhferreira.com

    ResponderExcluir
  2. Show adorei todas as decorações!!!!

    http://artepapeldeparede.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar gente!!!