28 de fevereiro de 2012

Viver de Capsulas!!


Nutricosméticos - As pílulas da beleza


Sabemos que com as ocupações diárias, como trabalho e estudos, não damos a devida atenção à alimentação, trocamos refeições por lanches rápidos e com isso muitas pessoas não conseguem consumir a quantidade necessária de nutrientes que nosso organismo necessita. Essa falta de nutrientes compromete o funcionamento do organismo e isso se reflete diretamente em nossa pele, unha, cabelos, enfim, em nossa aparência como um todo. 

Os nutricomésticos, produtos de “beleza interna”, seguem o conceito de beleza de “dentro para fora”. São elaborados a partir de nutrientes presentes nos alimentos, que podem ser utilizados isoladamente ou em associações para potencializar a ação desejada. Dentre os nutrientes mais utilizados destacam-se: vitaminas, minerais, aminoácidos, estimulantes, plantas e antioxidantes. As cápsulas podem ser utilizadas para:

Melhorar a aparência da pele – normalmente compostas por: 

Vitamina E que é um potente antioxidante, protege as células dos efeitos nocivos dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Ajuda a diminuir o aparecimento de estrias, previne o aparecimento de rugas, ajuda a manter o equilíbrio da oleosidade da pele e reduz a perda de líquidos para fora da pele, o que a mantém hidratada. 
Colágeno que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele, previne flacidez e o surgimento de estrias.
Selênio antioxidante que evita danos causados pela oxidação das células.
Vitamina C que também possui ação antioxidante, auxilia ainda no crescimento e reparo dos tecidos, pois é necessária para formação de colágeno.
Vitamina A estimula a reprodução das células epiteliais, responsável pelo crescimento e diferenciação das células da pele.
Zinco mineral que atua na reparação dos tecidos danificados, auxilia no tratamento de irritações e machucados superficiais, como acne, inflamações de pele por estimular a regeneração celular.
Potássio que ajuda a regular a quantidade de água que permanece dentro das células. Reduções nas taxas de potássio podem ocasionar desidratação levando a ressecamento da pele.
Extrato de semente de uva rica fonte de procianidinas de ação antioxidante.

Fortalecer o cabelo e as unhas - Normalmente compostas por: 

Ômega 3 por sua ação antiinflamatória ajuda a proteger o bulbo capilar.
Óleo de semente de groselha negra rico em ácidos graxos essenciais, ajuda na hidratação dos fios.
Zinco estimula o crescimento das unhas e cabelos. Um dos sinais de carência de zinco são unhas frágeis, que desfolham e quebram facilmente e manchas brancas nas unhas.
Vitaminas do complexo B necessárias para renovação e crescimento dos fios e unhas.
Cromo mineral essencial para a pigmentação do cabelo.

Preparar a pele para a exposição solar potencializando o bronzeamento – Normalmente composto por:

Betacaroteno está ligado à produção de melanina, pigmento responsável pelo bronzeamento da pele quando exposta à luz solar. Além disso, possui ação antioxidante protegendo a pele contra efeitos nocivos do sol.
Licopeno é um potente antioxidante que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce e auxiliando no bronzeamento. 
Vitamina C de ação antioxidante auxilia na proteção da pele.
Vitamina E potente antioxidante que protege a pele contra o efeito dos radicais livres. 

Melhorar o aspecto da celulite – Normalmente composto por:

Cafeína por ser estimulante auxilia no aumento da termogênese, gerando aumento da “queima” de calorias e auxiliando na “quebra” de gordura, melhorando o aspecto da celulite.
Teobromina têm a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, o que pode ajudar também no aspecto visual da celulite.
Guaranina estimulante e diurética, auxilia na melhora do aspecto da celulite.
Cromo tem papel muito importante ao potencializar a ação da insulina que está relacionada ao armazenamento de carboidratos e gordura no organismo. Ajuda no controle da compulsão por alimentos doces.
Cálcio um mineral muito importante para o nosso organismo, pois ajuda na liberação de alguns hormônios e na perda de peso diminuindo os depósitos de gordura no corpo e, conseqüentemente, o aspecto das celulites.
Colágeno é um componente da pele, responsável pela sua firmeza e elasticidade auxiliando na melhora e na prevenção da celulite.
Zinco evita processos inflamatórios que podem levar a flacidez.
Vitamina A atua no rejuvenescimento da pele, melhorando sua textura.
Vitamina C de potente ação antioxidante evita a degradação do colágeno e da elastina pelos radicais livres.
• Vitamina E acelera a renovação das células da epiderme, melhorando a textura da pele.

Auxiliar na desintoxicação – Normalmente compostos por:

Chlorella é uma alga microscópica, de água doce, rica em minerais, vitaminas, aminoácidos e compostos químicos orgânicos desintoxicantes, que melhoram o metabolismo corporal, mantendo a saúde e prevenindo as doenças.
Vitaminas do complexo B possuem ação desintoxicante, auxiliando na eliminação de substâncias tóxicas do organismo.
• Magnésio mineral importante para o processo de desintoxicação.
- Auxiliar no processo de emagrecimento – Normalmente composto por:

Chá verde possui ação termogênica, ou seja, atua acelerando o metabolismo e aumentando a “queima” de calorias, facilitando a redução de gordura localizada.
Guaraná possui efeito energético aumentando o ânimo e a disposição, além de acelerar o metabolismo contribuindo para perda de peso. 
Laranja amarga ou Citrus aurantium possui efeito termogênico acelerando o metabolismo e aumento o gasto calórico. 
Colágeno atua na sustentação da pele evitando a flacidez que pode ocorrer em decorrência da perda de peso.
TCM (triglicerídeos de cadeia média) um tipo especial de gordura, sem colesterol, que é rapidamente absorvida e transportada para o fígado, onde é transformada em energia, não se acumulando como gordura, possui efeito termogênico auxiliando na perda de peso. 


Fonte: Thais Souza
Nutricionista da Rede Mundo Verde

3 comentários:

  1. eu tenho um cuidado enorme com minha pele! uso alguns cremes e tomo vitamina e mais estou considerando a ideia de tomar um composto de vitaminas!

    http://wwwmaismoda.blogspot.com/

    beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Bih, é verdade, temos que cuidar ao máximo de nossa pele, mas o que melhora mesmo é tomar composto vitamínico, pois querendo ou não, sempre falta alguma vitamina para nosso corpo.

    Beijinhos

    Isa
    www.estilisa.com.br
    @BlogEstilisa

    ResponderExcluir
  3. adorei a dica!!!!


    www.xicabrecho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar gente!!!